Início UMBANDA UMBANDA: OS EXUS E SANTO ANTÔNIO

UMBANDA: OS EXUS E SANTO ANTÔNIO

7 minuto(s) lendo
0
1
10,177
UMBANDA

UMBANDA: OS EXUS E SANTO ANTÔNIO

Faça uma doação para o site:

 


 

Exu quando caminha, não há caminho que se feche não há palavra que se cale, não há má ação que permaneça.
Exu não faz mal gratuito, não aceita agrado nem pataco, o que lhe move é ser o agente de Justiça em nome da Lei, que é a Lei do Retorno. Quem bem age, está sob sua proteção, quem perpetra o mal, mais cedo ou mais tarde, terá de lhe enfrentar na hora do resgate.
Na verdade, trata-se de ações educativas, onde o indivíduo que fere a Lei Maior, desrespeitando o seu próximo, tem de aprender, e assim, Exu é um mestre, rigoroso, e dependendo do erro, implacável. A intensidade da lição é motivada pelo prejuízo que alguém causou a outro. Não há como esconder, camuflar ou escamotear, nem os atos, nem os pensamentos.
Exu é o ser enviado pelo Mundo Maior, não porque lhe agrade, mas porque esta é a função que lhe foi designada. Ele mesmo ainda se refazendo de muitos erros, vai aprendendo e resgatando-os, seguindo uma das muitas legiões de Exus e Pombogiras, caminhando espiritualmente dentro da escalada hierárquica.
Na Umbanda, acreditamos que cada médium tem um Exu e uma Pombogira lhe acompanhando os passos. São nossos guardiões e defensores dos ataques de regiões umbralinas, e nos emprestam sua energia vitalizante quando estamos prestes a desfalecer nas estradas acidentadas da existência atual.
E neste contexto, temos Santo Antônio, que em alguns cultos afro-brasileiros, é sincretizado como Orixá Exu Já. na Umbanda que pratico, Exu é chefe de Legiões, com autorização direta de Zambi, para proteger os encarnados dos ataques das sombras, assim como conduzi-los aos caminhos certos, embora as lições muitas vezes sejam difíceis e dolorosas.

 


Santo Antonio, também chamado de Santo Antonio de Pemba , de Lisboa, de Ouro fino, de Pádua, escolhido provavelmente por sua bravura, quando encarnado, enfrentando os ricos para favorecer os pobres, que largou todas as coisas materiais para dedicar-se ao bem estar do próximo. Que levava alimento para mitigar a fome dos miseráveis, que não se conformava com tanta desigualdade. Além disso era homem de grande cultura, o primeiro doutor franciscano, ministrando aulas nas Universidade, dominando tanto assuntos religiosos como os ditos profanos. Até o final da vida, dedicou-se a fazer pregações e retiros para meditar, sempre buscando a percepção do mundo espiritual e sentindo necessidade de divulgar este conhecimento, aliado à prática de caridade. Hoje, entre outras atribuições, ele trabalha na Umbanda como outrora professou o Amor e a Caridade entre os homens.
Zé Pilintra do Catimbó, tem veneração e profundo respeito por Santo Antônio, não seria de se estranhar, se a presença de Zé Pilintra na Umbanda, fosse pela possibilidade de trabalhar nas suas fileiras.
Então, que se apague definitivamente o equívoco de achar que Exu é mal, e sim Justiça. Absorve as características de Ogum, de Xangô, trabalha também sob a égide de Omulu, enfim, transita por todas as linhas, em missão. Não se confunda Exu de Lei com os quiumbas que habitualmente conturbam a vida dos encarnados, iludindo-os e exaltando suas falhas de personalidade. Quem devem ser respeitados são os Exus de Lei, e aqueles sob sua guarda, que estiverem em desenvolvimento.
Para concluir, não há como professar uma religião sem compreendê-la, estudar seus fundamentos. Não deve haver Fé Cega, mas aquela que é Raciocinada, compreendida, para ser divulgada e defendida com propriedade.

Salve Santo Antônio! Laroyê,Exu, é Mojibá!

Alex de Oxóssi
Rio Bonito – RJ
contato@rbrj.com.br

COMPRE OS LIVROS COM CONTEÚDO DESTE SITE

TODOS OS VOLUMES EM UM ÚNICO EXEMPLARPOVO DE ARUANDA I, II e III

(Basta dar um clique nas imagens e uma nova aba irá abrir,
onde você poderá comprar os livros em ambiente seguro.)

OU POR VOLUMES

 

  • SALVE AS CRIANÇAS DA UMBANDA!!!

    Nas praias, nas matas, nas montanhas, atravessando o ar, muitas risadas e palmas invisívei…
  • SALVE PODEROSA NANÃ BURUQUÊ!

    Que consigamos carregar nossos fardos, como lições preciosas, e tal como a senhora, possam…
  • XANGÔ

    O ponto de Umbanda diz que Xangô, São João Batista é dono do nosso destino. Na verdade, so…
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Administrador
Carregar mais em UMBANDA
Comentários fechados

Verifique também

SALVE AS CRIANÇAS DA UMBANDA!!!

Nas praias, nas matas, nas montanhas, atravessando o ar, muitas risadas e palmas invisívei…