Início UMBANDA SOBRE OS CANGACEIROS DE ARUANDA

SOBRE OS CANGACEIROS DE ARUANDA

11 minuto(s) lendo
0
0
17,610

Alex de Oxóssi

Na linha dos boiadeiros, trabalham espíritos que serviam ao cangaço, principalmente do grupo de Virgulino Lampião. Eram homens valorosos, muitos cometeram atrocidades, mas n a espiritualidade resgataram suas dívidas e hoje estão protegendo e usando seu conhecimento no auxílio dos problemas nossos de cada dia.
Não são espíritos perfeitos, estão ao nosso lado para trabalharem no bem e na Justiça, e também para evoluir. Sabem trabalhar em equipe, são extremamente disciplinados, possuem uma Fé inigualável no Mestre Jesus, e trabalham com seriedade e dedicação sem igual.

Entre aqueles que aceitaram evoluir dentro da Linha de Umbanda, podemos nomear a seguir, de acordo com informações que obtivemos em nossos estudos: Lampião, Labareda, Severino, Sabino, Sereno, Canário, Catingueira, Cabeleira, Corisco, Carcará, Zé do Sertão, Zé do Coco, Zé do Candeeiro, Zé da Lua, Zé Peste, Galo cego, Balão, Barreira, Jacinto,Juriti, João do Coqueiro, Vila Nova, Volta Seca, Sinhô Pereira, Simão do Bonfim, Raimundo, Mergulhão, Pilão deitado, Xumbinho, Maria das Graças, Maria das Candeias, Maria Conga, Maria Bonita, Maria do Balaio.
No livro “Umbanda – A Manifestação do Espírito para a Caridade” – autoria: Pai Juruá, o autor espiritual narra que Padre Cícero, no Astral, apadrinhou a Falange de Trabalhos Espirituais dos Exus e Pombas-Gira Cangaceiros de Oxalá, uma das Falanges especializadas na libertação dos Espíritos aprisionados no Vale das Sombras. Conta ainda que “Padre Cícero tornou-se famoso por suas curas, principalmente, curas de obsessões. Não temia ninguém. Para os parapsicólogos ele foi um grande paranormal. Em vida, Lampião, o Rei do Cangaço, o terror das caatingas, foi pelo Padre Cícero recebido, e era seu admirador fervoroso, devotando-lhe grande respeito. Sobreviver na presença de Lampião era respeitá-lo ao máximo, nunca negar nada e falar de Nossa Senhora Aparecida, Santa que era extremamente devoto.”

Embora seja atribuído aos cangaceiros muitas atrocidades, é inegável que alguns deles pagaram por seus erros nas leis da Terra, e com certeza regeneraram-se e entenderam as Leis de Causa e Efeito, passando então a integrar as hostes que fazem a proteção dos homens encarnados, orientando-os para que caiam nos mesmos erros, e ao mesmo tempo desfazendo demandas e protegendo aqueles que lhes são afins. As circunstancias pelas quais foram levados a fazerem parte do cangaço, desapareceram após seu desencarne, podendo então prosseguir em direção ao desenvolvimento espiritual.

O Cangaço existiu desde o século XVIII, com o intuito de lutar contra a corrupção e crueldade dos antigos “coronéis”. Muitas vezes resistiam aos volantes, as forças policiais, por estas serem muito corruptas e não representarem realmente o povo e seu bem estar, muito pelo contrário. Depois, com os anos o cangaço foi se transformando também em resistência política e algumas vezes como contraventores. Se formos refletir, estes espíritos passaram, quando encarnados muitas privações físicas, pela rusticidade dos locais onde viviam. Não havia água, não podiam ter casas. Desenvolveram um profundo conhecimento da Natureza ao redor, conheciam a sabedoria das plantas medicinais, como obter e achar água, confeccionavam seus artefatos de couro, onde usavam símbolos que podem ser considerados cabalísticos como estrelas, sol, lua, os astros que conheciam tão bem de tanto fitar o céu nas noites em claro de vigília. Sabiam se localizar perfeitamente para organizar suas rotas de fuga, tinham destreza no trato com os animais tanto quanto sabiam manejar suas armas. E nos relatos sobre eles frequentemente comentam da capacidade de premonição que lhes motivava a ação, que muitas vezes lhe salvava a vida. Todos os cangaceiros que tombaram em grupos, como no caso de Lampião e seu bando e o de Corisco, foi devido a existência de traidores que davam aos volantes perseguidores a sua direção. Além disso, tinham uma grande religiosidade e fé, além de ao seu modo, ter uma grande noção de moral, retidão e fidelidade a aqueles que comungavam com seu ideal. Lampião levantava-se diariamente às 4:30h da manhã e rezava até às 5:00h, convidando todos de seu bando a fazer o mesmo.

Na linha trabalho de Cangaço na Umbanda, então, todas estas habilidades são ampliadas e aproveitadas e mesmo imantadas no médium, auxiliando desta forma a sua caminhada para enfrentar as intempéries da vida. O Senhor Caboclo das Sete Encruzilhadas, dizia que a Umbanda acolheria todo espírito que quisesse fazer algum bem à Humanidade. Estes espíritos são exímios nos trabalhos de desobsessão e descarrego, na proteção da casa, do trabalho, no equilíbrio, nos momentos de necessidade. São amparados pelos Orixas Omulu e Nanã.
Salve a Linha dos Boiadeiros! Salve a Linha de trabalho do Cangaço! Que as bênçãos do Senhor Jesus esteja com todos, iluminando seus caminhos, e que sempre possam nos ajudar em nosso resgate!

Alex de Oxóssi
Rio Bonito – RJ
www.povodearuanda.com.br

ispaCOMPRE OS LIVROS COM CONTEÚDO DESTE SITE E AJUDE A CONSTRUIR O INSTITUTO POVO DE ARUANDA
A venda dos livros será destinada para a construção do Instituto Social Povo de Aruanda (I.S.P.A.), CLIQUE nas imagens e será direcionado ao site onde o mesmo poderá ser pago em até 12 x através do cartão de crédito.

POVO DE ARUANDA I, II e III(Clique na capa e será direcionado ao site)

Dividimos este conteúdo em 3 Volumes, mas você poderá adquiri-los em único volume com 370 páginas, a capa acima é do livro que contém os 3 volumes, mas você poderá comprar separadamente:
– Povo de Aruanda – Vol. I (clique)
Povo de Aruanda – Vol. II – Livro de Orações (clique)
– Povo de Aruanda – Vol. III (clique)

Alguns vídeos para quem quer aprender um pouco sobre a história dos cangaceiros:

 

 

Fontes consultadas
Senzala de Umbanda
Umbanda do Chico
Ação Cristã Vovô Elvirio

  • SALVE AS CRIANÇAS DA UMBANDA!!!

    Nas praias, nas matas, nas montanhas, atravessando o ar, muitas risadas e palmas invisívei…
  • ATOTÔ MEU PAI!!!

    Estou escrevendo com atraso, mas não posso deixar passar em branco a oportunidade de sauda…
  • SALVE PODEROSA NANÃ BURUQUÊ!

    Que consigamos carregar nossos fardos, como lições preciosas, e tal como a senhora, possam…
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Administrador
Carregar mais em UMBANDA
Comentários fechados

Verifique também

SALVE AS CRIANÇAS DA UMBANDA!!!

Nas praias, nas matas, nas montanhas, atravessando o ar, muitas risadas e palmas invisívei…