Início ESPIRITUALIDADE OXUM OPARÁ, AS CRIANÇAS E A ÁGUA

OXUM OPARÁ, AS CRIANÇAS E A ÁGUA

6 minuto(s) lendo
0
0
1,817

 

oxEm 12 de outubro se comemora o Orixá Oxum Opará ou Apará, que tem sincretismo com Nossa Senhora de Aparecida. É a divindade dos rios e cachoeiras, e dos locais onde há a pororoca, o encontro das águas dos rios.

Sua natureza une os elementos água e vento, e é considerada filha de Xangô e Obá, sendo a representação de uma Oxum guerreira, que carrega o espelho (Abebé) e a espada (Adagá).

A identificação com o elemento vento a aproxima de Iansã, e pode ser meiga e doce como é característica de Oxum,mas pode ser também agressiva e combativa, lembrando o ímpeto da própria queda d’ água das cachoeiras.

Não admite mentiras ou injustiças e acolhe seus filhos sem descriminação. Gosta de tudo muito limpo e seus filhos são intuitivos pois Oxum Opará dá o poder de ler todo e qualquer oráculo. Suas filhas são autênticas e de personalidade forte, carregam consigo as mágoas e tristezas da vida, tem poucos amigos e sempre são ponderadas e justas, onde muitas vezes a sua sinceridade chega a machucar. São vaidosas, porém não vivem para seu ego. Tem um lado espiritual muito aflorado para o ocultismo e adoram presentear e ajudar as pessoas. Não gostam de críticas, e amam profundamente, porém se não gostam de alguém, nada as demove. Não choram em público, preferem fazê-lo em silêncio e em particular.

Oxum Opará protege seus filhos e não permite que mal algum os atinjam, devolvendo prontamente qualquer demanda que ocorra.

Alguns consideram que Oxum Opará acompanha Ogum pelas estradas e dança com ele quando se manifestam juntos numa festa. Leva uma espada na mão e pode vestir-se na cor marrom vermelhado,a Senhora da Espada.
Seu dia – 12 de outubro – é compartilhado com as crianças, mas não as crianças espirituais, e sim as crianças encarnadas da Terra. São estas crianças que também serão amparadas por Oxum, e a ela devemos pedir para que as crianças sejam amparadas, protegidas de todo o mal e necessidade, que possam ser bem alimentadas, bem nutridas, bem orientadas, para que sejam jovens equilibrados e adultos que melhorarão o mundo.

cria
Também devemos pedir a Oxum para não nos faltar as águas doces que nos assegura a vida. Ao Orixá Oxum foram consagrados por Zambi duas coisas primordiais aos seres humanos: as águas doces e o Amor. Então, vamos todos dias pedir à vibração de Oxum que nos permita ter sempre acesso à água, e ao mesmo tempo vamos aprender a ser guardiões desta, economizando, usando com economia e exemplificando a sua preservação.ox

Da mesma maneira, vamos deixar nossos corações bater no ritmo do Amor de Oxum, imenso, infindável, além da vida.Vamos perceber a Magia que Oxum nos traz, nos ensinando a compreender os mistérios da Vida, superando as lutas, ultrapassando as dificuldades, fluindo e clarificando, vibrando na plenitude do seu ponto de Força Cósmica.

Ora iê iêo!
.

Alex de Oxóssi

Rio Bonito – RJ

Fontes consultadas:
Òpárá (Oxum Opará)
http://terradosorixas.blogspot.com.br/2011/01/qualidade-oxum-opara.html
http://umbanda-sete.blogspot.com.br/2010/04/oxum-apara.html
  • ATOTÔ MEU PAI!!!

    Estou escrevendo com atraso, mas não posso deixar passar em branco a oportunidade de sauda…
  • SALVE PODEROSA NANÃ BURUQUÊ!

    Que consigamos carregar nossos fardos, como lições preciosas, e tal como a senhora, possam…
  • XANGÔ

    O ponto de Umbanda diz que Xangô, São João Batista é dono do nosso destino. Na verdade, so…
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Administrador
Carregar mais em ESPIRITUALIDADE
Comentários fechados

Verifique também

SALVE AS CRIANÇAS DA UMBANDA!!!

Nas praias, nas matas, nas montanhas, atravessando o ar, muitas risadas e palmas invisívei…