Home / UMBANDA / SÃO LÁZARO – SEU OBALUAIÊ

SÃO LÁZARO – SEU OBALUAIÊ

São Lázaro foi discípulo e amigo pessoal de Jesus. Era irmão de Marta e de Maria, ambas conhecidas e citadas nos evangelhos. Lázaro vivia com sua família no vilarejo chamado Betânia, que ficava a menos de uma hora de caminhada de Jerusalém, em Israel. Jesus, frequentemente após suas pregações, hospedava-se na casa de Lázaro. O nome Lázaro vem do grego. Em hebraico seria Eleazar, e quer dizer “Deus ajudou”.
Segundo o Novo Testamento, Lázaro foi sepultado após morrer supostamente de lepra, e foi ressuscitado por Jesus quatro dias depois.. Por sua bondade e trabalho em prol dos necessitados, foi canonizado como santo pela igreja católica. Como peculiaridade, cita-se que Lázaro o único a ter dois sepultamentos.
Sincretizado como o Senhor Obaluaiê na Umbanda, sua lenda remonta do antigo Egito, conhecido desde remotas eras como “Anjo da Morte”, depois sua história difundiu-se por outras áreas da África. Na ocasião da escravatura, os africanos trouxeram para o Brasil os fundamentos deste Orixá, ligados á morte, doenças e à medicina .
Nas horas de aflição, com todo o respeito e reverência, o Senhor Obaluaiê ouvirá o nosso pedido de ajuda e através dos seus falangeiros nos guiará pelas estradas acidentadas da Vida e nos sustentará até superarmos os problemas.

Salve senhor Obaluaiê! Atotô!

Alex de Oxóssi
contato@rbrj.com.br

Sobre Administrador

Veja também

OXÓSSI CAÇADOR DE ALMAS

No Estado do Rio, assim como em todo Sudeste, Oxóssi é sincretizado com São Sebastião. …