Home UMBANDA POVO DE CAMBINDA

POVO DE CAMBINDA

9 min read
0
1
6,187
CAMBINDA

POVO DE CAMBINDA

A Linha Africana na Umbanda é dividida nas falanges do Povo da Costa, Pai Francisco, Povo do Congo, Povo de Angola, Povo de Luanda, Povo de Cambinda e Povo de Guiné. Todos eles prestam caridade, transmite muita paz, serenidade e amor aos seus filhos e orientam os fiéis para a prática do bem.
O Povo de Cambinda é um povo irmão do Congo, pois seus falangeiros também trabalham na linha das águas com Iemanjá. Mas trabalham também sob a influência de Ogum. São entidades amorosas, mas quando preciso são enérgicos, sempre falando para bem do filho, que nem sempre entende ou não quer ouvir a verdade.
Para entendermos estas designações, tivemos de buscar na história a sua origem. A maioria dos africanos que aqui chegou, na condição de escravos, saiu da África, numa latitude ao sul do Equador, a partir dos portos de Benguela, Luanda e Cabinda. Outra parte saiu da costa da Mina, pelos portos de Lagos, Ajudá e São Jorge da Mina. Em número menos alguns chegaram através do porto de Moçambique.
Ao chegar no Brasil, eles não eram chamados de acordo com sua etnia e sim a partir do porto de onde haviam sido embarcados. Por exemplo, um escravo de etnia Congo, era chamado cambinda por causa do porto de onde foi embarcado.
Em uma das variadas classificações da Umbanda, a sétima linha chamada Linha das Almas, é dirigida pelo Arcanjo São Miguel e integrada por Omulu. Nela, consta a legião de Pai Cambinda, integrada pelas falanges do Povo da Costa.
O povo da Costa é a legião de espíritos dos negros africanos escravizados que trabalham com a renovação de forças. Eles trabalham confortando seus filhos e os ajudando a caminhar pelo caminho da provação. A transformação se dá na resignação e na coragem para enfrentar a dor e o sofrimento originários de dívidas passadas. Eles cruzam com a vibração de Yemanjá e aceitam em suas obrigações velas roxas, café, rosários feito com contas de lágrimas de Nossa Senhora, pano azul, cigarros de palha, flores em geral, sendo tudo entregue na praia. Sua cor vibratória é o roxo com azul claro.
Enquanto que o Povo do Congo traz uma força transformadora, força esta pura e nova, no sentido de vencer a dor e aprendendo a adquirir alegria interior. Quem consegue entrar no plano vibracional desta Força, não a esquece nem a abandona jamais, é algo que penetra profundamente na alma, alcançá-la é um Portal Iniciático, na verdade, e o filho que o transpõe ao mesmo tempo se compromete e adquire um novo significado de vida. As entidades do Povo do Congo vibram nas cores preta e branca e aceitam em suas oferendas, velas branca e preta, cigarro de palha, café, flores, de todas as espécies, uma vela cor de rosa, oferecida para as crianças com quem cruzam suas vibrações, sendo tudo entregue em praias e campos floridos.
Não há quem não conheça a Vovó Cambinda, preta velha muito amada que aparece em quase todos os terreiros de Umbanda. Ela escuta com atenção todas as palavras dos filhos que vêm até ela com variados problemas. Responde com calma as perguntas, acalma serenamente os anseios, de tal forma que o consulente dali se afasta como se todo o sofrimento se tornasse pequenino. Com sua magia, traz naqueles momentos de intercâmbio espiritual paz, força e serenidade, fortalecendo-os na caminhada. Na verdade, ela se compromete a acompanhar o filho pelos caminhos tortuosos, e de fato, nas horas de maior provação, aquele que crê em sua Força, a sente próxima realmente, tomando sua mão e lhe dando novo alento. Ela desfaz as demandas e protege seus filhos dos espíritos obssessores, sendo ainda exímia no conhecimento de ervas medicinais e trabalhos de cura.

Alex de Oxóssi
Rio Bonito – RJ

www.povoderauanda.com.br

ispaCOMPRE OS LIVROS COM CONTEÚDO DESTE SITE E AJUDE A CONSTRUIR O INSTITUTO POVO DE ARUANDA
A venda dos livros será destinada para a construção do Instituto Social Povo de Aruanda (I.S.P.A.), CLIQUE nas imagens e será direcionado ao site onde o mesmo poderá ser pago em até 12 x através do cartão de crédito.

POVO DE ARUANDA I, II e III(Clique na capa e será direcionado ao site)

Dividimos este conteúdo em 3 Volumes, mas você poderá adquiri-los em único volume com 370 páginas, a capa acima é do livro que contém os 3 volumes, mas você poderá comprar separadamente:
– Povo de Aruanda – Vol. I (clique)
Povo de Aruanda – Vol. II – Livro de Orações (clique)
– Povo de Aruanda – Vol. III (clique)
Para finalizar, deixamos alguns pontos da Vovó Cambinda:





Textos consultados:
http://historiaemfocoslsm.blogspot.com.br/2012/01/africanos-no-brasil.html
http://www.caboclajurema.com.br/umbanda.htm
http://umbandayorima.blogspot.com.br/2015/06/a-historia-de-vovo-cambinda.html

Load More Related Articles
  • EXU E AS ENCRUZILHADAS

    Exu é o senhor que cuida das encruzilhadas. E encruzilhada é a linha que intercepta algo, …
  • OMULU

    Senhor das Palhas, Senhor da Saúde, e dos portais entre mundos! Atotô! Dê aos homens a coe…
  • MÃE AMADA, MÃE IEMANJÁ!

    Mãe amada! Rainha das ondas, da praia e do mar! Senhora das criaturas marítimas, seus teso…
Load More By Administrador
  • EXU E AS ENCRUZILHADAS

    Exu é o senhor que cuida das encruzilhadas. E encruzilhada é a linha que intercepta algo, …
  • OMULU

    Senhor das Palhas, Senhor da Saúde, e dos portais entre mundos! Atotô! Dê aos homens a coe…
  • MÃE AMADA, MÃE IEMANJÁ!

    Mãe amada! Rainha das ondas, da praia e do mar! Senhora das criaturas marítimas, seus teso…
Load More In UMBANDA
Comments are closed.

Check Also

EXU E AS ENCRUZILHADAS

Exu é o senhor que cuida das encruzilhadas. E encruzilhada é a linha que intercepta algo, …