Home CIGANOS OS AROS DA RODA CIGANA

OS AROS DA RODA CIGANA

11 min read
0
2
2,904

Na Umbanda há muitos mistérios, e quando se escreve sobre o Povo Cigano, mais e mais véus vão surgindo. Tudo é simbólico e guarda fundamentos ricos de significados.

Vale dizer que muitos Ciganos que trabalham hoje na Umbanda, podem não tê-lo sido na última encarnação, mas como em algum momentos de suas reencarnações entrou em contato com sua cultura e costumes, preferem usar no Astral a vestimenta Cigana, assim como continuar com seus preceitos.

Abaixo, um diagrama mostra que cada um dos 16 aros da roda estão ligados aos hábitos e modo de ser do Povo Cigano.

1. A Língua Ágrafa, significa que suas tradições são passadas pelas histórias e cânticos cantados e comentados, e não pela escrita.

2. O Nomadismo, sempre foi sua característica, nunca ficando muito tempo em um só lugar.

3. A Liberdade, outra marca registrada deste povo, mas é importante ressaltar para nunca se confundir a Liberdade de pensamento e de Alma que os Ciganos da Umbanda nos ensinam, nunca devem ser confundidos com Libertinismo ou Leviandade, pelo contrário, sua Fidelidade é notória, assim como seu senso de Dever e Honra.

4. O Pacifismo, sempre tentando contemporizar e utilizar o raciocínio e a inteligência, evitando situações que possam levar ao arrependimento, embora o Cigano/a seja vibrante e cheio de vitalidade e entusiasmo.

5. A Música e a dança sempre estarão no Coração e na Alma do Povo Cigano, através do qual ele se conecta com o Astral Superior e recarrega suas energias.

6. Este aro representa as Leis e o Kris Direito Consuetudinário, costumes próprios, muito antigos, que acabam se
tornando leis. Embora os ciganos encarnados hoje sigam a Lei do País onde habitam, mantém alguns costumes próprios de seu povo. Por exemplo, a língua romani, só pode ser transmitida aos ciganos.

7. Virgindade – embora muita coisa esteja mudando, o Povo Cigano considera que a mulher deva chegar ao casamento
virgem, pois eles consideram a união entre homem e mulher indestrutível, existe até à morte.

8. Casamento étnico – Pode haver casamento entre ciganos e não ciganos. Porém, aquele que não pertence ao Povo Cigano, não pode participar das atividades do clã.

Nesta altura, gostaria de fazer um adendo a respeito de que, na espiritualidade, os Ciganos formam uma falange própria, muitas vezes só conseguindo descer nas giras de esquerda, ou não se aceita sua incorporação nos terreiros, mas nem por isso deixam de trabalhar pelo bem na Espiritualidade, e como guias daqueles que estão ali encarnados cumprindo a Caridade. Mas não possuem mais o dogmatismo e o rigor, trabalhando com entusiasmo e Amor tanto ao lado dos Exus, quanto com os Mestres do Oriente, ou mesmo sós.

9. Família Extensa – característica do povo encarnado, como forma de proteção e para que sua cultura fosse o mais amplamente divulgada. Perante as numerosas perseguições e flagelos por que passaram, é cada vez mais raro se ver o Povo cigano na sua forma original, em tendas, à beira das estradas.

10. Amor ás crianças – a alegria e o sentido de união dos Ciganos com certeza vem desde a infância. Na Umbanda, provavelmente haverá giras da Ibejada onde as ciganinhas e ciganinhos sempre estarão presentes, mesmo que despercebidos.

11. Respeito aos mais velhos – algo que às vezes não se vê em famílias de padrão social elevado, entre os mais
humildes ciganos, a hierarquia dos mais velhos, e o respeito à sua sabedoria predominam.

12. Morte/Luto – O falecido deverá ser enterrado com pompa, satisfazendo os seus pedidos feitos em vida para essa hora. Todos os seus pertences são queimados . è costume se fazer um banquete após o enterro, que se repetirá após um ano do mesmo.

13. Respeito aos Mortos – para evitar atrair má sorte, todos lembram do morto com muito carinho. Mesmo aqueles que tenham cometido muitos erros, os pensamentos são os melhores possíveis, para não atrais más vibrações.

14. Religiosidade – atualmente os clãs ciganos encarnados têm uma certa preferência pelo catolicismo, mesmo sofrendo por meio dos católicos vários graus de intolerância. E é consagrada a importância de Santa Sara Khali como padroeira dos ciganos. Na Umbanda, sincretizada por alguns como Nossa Senhora Aparecida, e tudo se nota a profunda religiosidade e tendência mística do Povo Cigano, tanto na vida encarnada como na Espiritualidade.

15. Negócios – os Ciganos de modo geral são exímios comerciantes. Mesmo no Astral, e trabalhando para as forças do Bem, usam sua inteligência e lógica, seu poder estratégico e Sabedoria em todos os seus passo. Mesmo trabalhando nas linhas avançadas e evoluídas, nunca “dão ponto sem nó”. Tudo o que falam ou ensinam tem um objetivo que talvez só vá ser compreendido muito depois.

16. Buena dicha – vem do espanhol, e representa a habilidade dos ciganos em ler o futuro através das cartas, das linhas das mãos. Muitos não acreditam na leitura do destino, a premonição. Mas sabemos dentro da Umbanda, o quanto isto deve ser respeitado, assim como aquele que possui a “Visão”.

A roda é um dos grandes símbolos ciganos, e simboliza a Samsara, a própria vida girando sem parar, dentro do círculo, sem a linearidade do tempo ou espaço. Também é a morte e o renascimento, o ciclo de vida e de morte, que leva ao nascer da grande consciência, à Verdadeira Evolução e ao Equilíbrio.
Voltaremos , oportunamente com o estudo de outros Símbolos Ciganos.

OPTCHÁ !!!!

Alex de Oxóssi

Rio Bonito – RJ

contato@rbrj.com.br

Load More Related Articles
  • EXU E AS ENCRUZILHADAS

    Exu é o senhor que cuida das encruzilhadas. E encruzilhada é a linha que intercepta algo, …
  • OMULU

    Senhor das Palhas, Senhor da Saúde, e dos portais entre mundos! Atotô! Dê aos homens a coe…
  • MÃE AMADA, MÃE IEMANJÁ!

    Mãe amada! Rainha das ondas, da praia e do mar! Senhora das criaturas marítimas, seus teso…
Load More By Administrador
  • LINHA DO ORIENTE NA UMBANDA

    A linha dos espíritos orientais dentro da Umbanda é cercada de mistério. Podem ali estar a…
  • SALVE A CORRENTE CIGANA!!!!!

    Quando evocamos o pensamento nos Ciganos da Umbanda, logo nos vêm à mente, muitas cores, l…
  • A FORÇA CIGANA DE SANTA SARA

    Aqui estou, agradecendo à Santa Sara Khali, por todas as oportunidades de crescimento, tod…
Load More In CIGANOS
Comments are closed.

Check Also

EXU E AS ENCRUZILHADAS

Exu é o senhor que cuida das encruzilhadas. E encruzilhada é a linha que intercepta algo, …