Início CIGANOS KALBELIA, A DANÇA DOS CIGANOS DO DESERTO DO THAR

KALBELIA, A DANÇA DOS CIGANOS DO DESERTO DO THAR

4 minuto(s) lendo
0
0
487
Escrito por RUI PEDRO FONSECA em 2010-01-26 18:10:55

1

O deserto do Thar estende-se pelo território da Índia e Paquistão. A poucos quilómetros da fronteira entre estes dois países e depois de termos saído há algumas horas de Jaisalmer no Rajastão, começam as maiores dunas do deserto. Bem perto está a fronteira com o Paquistão, mas devido ao conflito entre estes dois países não e possível atravessar aqui a fronteira.

No deserto do Thar podemos apreciar uma das mais sensuais danças do Rajastão.

Kalbelia é o nome desta forma de dança representada pela tribo cigana com o mesmo nome. Estas danças são parte integral da cultura desta comunidade.

A principal ocupação desta tribo era no passado a captura e comercialização de cobras e do seu veneno. Numa representação da sua rotina diária estas danças assimilaram os movimentos deste animal. Esta tribo, seguidora da religião hindu, é também conhecida como Sapera ou Jogira. O maior número desta população pode ser encontrado nos distritos indianos de Pali, seguido de Ajmer, Chittorgarh e Udaipur.

A música é tarefa dos homens, exímios intérpretes de instrumentos como o Pungi, Dufli, Beer, Khanjain, Morchang, Khuralio ou do Dholak. As danças são na maioria dos casos interpretadas pelas mulheres, que usam vestidos pretos e vermelhos escuros. O espectáculo de dança tem várias partes combinando diferentes acrobacias que requerem enorme flexibilidade e perícia. As executantes fazem várias demonstrações do seu talento dançando sobre espadas, pregos ou vidros, sempre com enormes objectos na sua cabeça, que demonstram o seu equilíbrio, fluidez e concentração.

As danças Kalbelia são hoje mundialmente conhecidas, é uma forma de celebração de momentos de alegria desta comunidade cigana partilhados por quem visita o deserto do Thar, no estado indiano do Rajastão.

Os ciganos ou Romani, também conhecidos como Roma, são um grupo étnico da Europa, cujas raízes vêm da Índia. Evidências genéticas e a linguística, são fortes indicadores de que os Roma teriam vindo no século 11 do subcontinente indiano. Uma das teorias acerca das suas origens, indica que teriam vindo do Rajastão e migrado depois para o Punjab por volta do ano 250 a.C. Nessa altura a interacção com os Rajputs e com os Jats terá sido muito intensa. A sua migração para o Ocidente terá acontecido entre os anos 500 d.C. a 1000 d.C.

Fontes: Fotos e Texto retirados do site Rádio Clube Monsanto

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Administrador
  • FORÇA CIGANA

    Força Cigana do Astral, bendita falange de espíritos iluminados pela Sabedoria e Energia d…
  • OS AROS DA RODA CIGANA

    Na Umbanda há muitos mistérios, e quando se escreve sobre o Povo Cigano, mais e mais véus …
  • LINHA DO ORIENTE NA UMBANDA

    A linha dos espíritos orientais dentro da Umbanda é cercada de mistério. Podem ali estar a…
Carregar mais em CIGANOS
Comentários fechados

Verifique também

SALVE AS CRIANÇAS DA UMBANDA!!!

Nas praias, nas matas, nas montanhas, atravessando o ar, muitas risadas e palmas invisívei…