Início ERVAS ERVAS DE OXUMARÊ

ERVAS DE OXUMARÊ

4 minuto(s) lendo
0
0
3,152


Alcaparreira – Galeata: Entra em várias obrigações do ritual, utilizando-se folhas e cascas verdes. Muito prestigiada nos abô de preparação dos filhos para obrigação de cabeça e nos banhos de limpeza. A medicina caseira indica como diurética, usadas as cascas da raiz. Os frutos são comestíveis e deles se prepara uma geléia que é eficaz contra picadas de cobras ou insetos venenosos, em razão do princípio ativo: rutinã.

Altéia – Malva-risco: Muito empregada nos banhos de descarrego e na purificação das pedras dos orixás Nanã. Oxum, Oxumarê, Yansã e Yemanjá. Muito prestigiada nos bochechos e gargarejos, nas inflamações da boca e garganta.

Angelicó – Mil-homens: Tem grande aplicação na magia de amor, em banhos de mistura com manacá (folhas e flores), para propiciar ligações amorosas, aproximando os sexo masculino. A medicina caseira aplica-o como estomacal, combatendo a dispepsia. As gestantes não devem usar.

Araticum-de-areia – Malolô
: Liturgicamente, os bantos a usam nos banhos de descarrego, sem mistura de outra erva. A medicina caseira indica a polpa e os frutos para resolver tumores e cozimento das folhas no tratamento do reumatismo.

Cavalinha – Milho-de-cobra: Aplicada nas obrigações de cabeça, nos abô e como axé nos assentamentos dos dois orixás. Não possui uso na medicina popular.

Graviola – Corosol: Tem plena aplicação nos abô dos orixás, nos banhos de abô e nos de limpeza e descarrego. É indispensável aos filhos recolhidos para obrigações de cabeça beberem uma dose de suco pela manhã. O povo usa a graviola de diabetes, aplicando o chá.

Ingá-bravo: “Não conhecemos aplicação ritualística. O povo a consagra como sério adstringente e, por isso, indica o uso das casacas, em cozimento, na cura das úlceras e feridas rebeldes, banhando-as.

Língua-de-vaca – Erva-de-sangue: Planta empregada nas obrigações principais, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos do orixá. É axé para assentamentos do mesmo orixá. O uso caseiro é nas doenças de pele, nas sifilíticas e nos resfriamento.

Amado Irmão, lembre-se que seu Pai ou Mãe no Santo, que devem confirmar estas ervas, com as ervas não devemos brincar, nem mesmo fazer uso das mesmas, sem termos conhecimento..

  • APÓS A DEFUMAÇÃO

    Sob a graça de Zambi, nosso Pai Maior, pedimos que as irradiações luminosas do Sol de Oxal…
  • ANTES DA DEFUMAÇÃO

    Com a ajuda de Zambi, nosso Pai maior, imploramos aos Guias de luz as vibrações benéficas …
  • ABERTURA

    Pai misericordioso e justo, Criador do Universo. Lançai as vossas bençãos sobre os trabalh…
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Administrador
  • O ritual de Amaci na Tenda E. Nossa Senhora da Piedade

    Não posso dizer ao certo em que momento da história da TENSP este ritual surgiu, mas sabe-…
  • AS ERVAS E PLANTAS ASTRAIS

    PERGUNTA – Por que os pretos-velhos utilizam ervas? VOVÓ MARIA CONGA – PERGUNT…
  • ERVAS DE YEMANJÁ

    Alcaparreira – Galeata: Muito usada nos terreiros do Rio Grande do Sul. Entra nas mais var…
Carregar mais em ERVAS
Comentários fechados

Verifique também

SALVE AS CRIANÇAS DA UMBANDA!!!

Nas praias, nas matas, nas montanhas, atravessando o ar, muitas risadas e palmas invisívei…