Home / UMBANDA / DIA DE REIS E A UMBANDA

DIA DE REIS E A UMBANDA

Independente da religião, e sendo ela qual for, deveríamos sempre meditar em torno dos abundantes símbolos que nos chegam através das tradições.
No dia 6 de janeiro, comemoramos o Dia de Reis, que simboliza o reconhecimento da vinda de Jesus à Terra, através de três grandes Magos, que, vindos de locais diferentes, conseguiram se reunir e chegar até o nosso Mestre recém nascido, mesmo com os grande perigos que rondavam na época, já que todos os recém natos estavam ameaçados de morte por Herodes, que representava o Imperador de Roma, e se sentia ameaçado pela vinda do “rei dos Judeus”, e qualquer fato relacionado colocava em perigo as pessoas envolvidas.
A Estrela guia, ou Estrela de Belém , que guiou os Reis Magos, é um grande mistério, pois os astrônomos até hoje não conseguem relacionar sua origem com nenhum fenômeno ocorrido na época. Mas convém lembrar, que na história de outros avatares, sempre existiu simbolicamente ou verdadeiramente, a presença desta Estrela. A mesma história se repetiu nas narrações do nascimento de Buda, Confúncio, Sócrates, Esculápio, Baco, Rômulo, entre outros.
O Rei Belchior, ou Melchior veio da terra dos caldeus, na Antiga Europa, levando ouro, que sempre simbolizou a riqueza e representava a realeza do Menino Jesus.
O Rei Gaspar, veio da Índia e levava o incenso, que corroborava o caráter divino de Jesus. O incenso ainda simboliza a Fé. E a fumaça dos incensos queimando representam as orações sinceras subindo a Deus.
O rei Baltazar, vindo da mística região etíope da África, conhecida como Abissínia, levava a mirra, representação do caráter imortal do Mestre Jesus.
Embora não se conheça muitos estudos sobre a presença e ação dos Reis Magos dentro da Umbanda, reconhece-se neles a força da Sabedoria e o grande Poder Místico que se vê na Linha do Oriente, além de vários fundamentos ritualísticos que devem ser analisados e estudados, pois trazem o fortalecimento do respeito e reverência que devemos ter com o Mestre Jesus, e da Força Oculta que existe além dos Véus e da pretensa realidade em que vivemos, nos trazendo muito da Sabedoria dos Imortais e do Mundo Invisível.
Que a vibração que representa estre reis Magos, permeiem nosso pensamento, hoje e sempre, e sem perder a vivacidade, a jovialidade, a alegria, tenhamos em nossas mentes a grandiosidade, a seriedade e a reponsabilidade de nossas vidas, tendo como referencial, ou pelo menos como um dos grandes referenciais, a vinda de Jesus Cristo, Mestre Maior e governador deste Sistema Solar.
Somos tão pequeninos, mas temos em nós toda a essência do Universo, vamos aprender a lidar com isso, ao mesmo tempo que desenvolvemos a Humildade, buscar o nosso papel, o significado de nossa vinda a este mundo material, para cumprirmos nossa missão em totalidade e com dignidade.

Saravá, e Salve os Reis Magos!

Alex de Oxóssi
Rio Bonito – RJ
contato@rbrj.com.br

Sobre Administrador

Veja também

OXÓSSI CAÇADOR DE ALMAS

No Estado do Rio, assim como em todo Sudeste, Oxóssi é sincretizado com São Sebastião. …